Institucional
Autorização
Portaria de credenciamento MEC Nº 776 de 28 de setembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 30/09/2020. Portaria de Autorização MEC Nº 280 de 30 de setembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 02/10/2020.
Educacional
A Instituição também fornece uma ampla estrutura para auxiliar seus discentes no seu desenvolvimento acadêmico como: Auditório, Área de Convivência, Salas de Aula, Biblioteca, Laboratório de Informática. Cada uma totalmente adaptada com os padrões de acessibilidade.
Somos Mais Médicos
O Programa Mais Médicos (PMM) foi desenvolvido em 2013 com o objetivo de garantir a presença de um maior número de médicos pelo país, em especial nas regiões interioranas, rurais e/ou mais carentes. Dessa forma, o Programa disponibiliza diversas vagas, sendo que algumas serão especificamente voltadas para os postos da Amazônia Legal. Além de repor os profissionais nos locais que deixaram de ter atendimentos, o intuito é expandir a atuação dos profissionais nas regiões que enfrentam dificuldades em relação à saúde.
A unidade Afya Santa Inês é uma das instituições que atende ao PMM.
Aqui você encontrará:
- Salas climatizadas para garantir o máximo conforto durante as aulas;
- Laboratórios modernos, novos, bem equipados e perfeitos para dar suporte ao aprendizado;
- Grande acervo bibliográfico físico e virtual, para que você escolha quando, como e onde ler;
- Núcleo de Atendimento Acadêmico com profissionais capacitados para lhe orientar;
- Espaços de convivência criados pensando no seu bem-estar;
- Auditório para apresentações, congressos, workshops e diversas atrações;
Diretoria
ESTRUTURA FÍSICA
INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNOLÓGICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS
Diante as crescente demandas da sociedade, a AFYA - Santa Inês , busca fornecer a melhor infraestrutura física e tecnológica com investimentos crescentes em projetos de expansão qualitativa e quantitativa da Instituição. Para manter sempre o padrão de alta qualidade e excelência acadêmica investe constantemente em seus maiores patrimônios: pessoal devidamente capacitado para a formação acadêmica de qualidade do seu corpo discente e uma infraestrutura física e tecnológica capaz de atender toda e qualquer necessidade para apoiar o desenvolvimento acadêmico, cultural e tecnológico. O campus atende os padrões desejáveis de acessibilidade e inclusão além de ter uma base para proposição de melhorias contínuas de revitalização e melhoria. Diante o exposto, faz-se necessário manter a ampla estrutura de serviços para que tal estrutura funcione de forma correta, demandando constante atualizações normatizações e investimentos.
ÁREA DE CONVIVÊNCIA
Possui amplo espaço destinado a interação social por meio de rodas de conversas, integrações, coffee breaks, dinâmicas, montagem de estandes, disposição de mesas e uma lanchonete terceirizada a disposição de todos.
AUDITÓRIO
Com capacidade para 180 pessoas, o auditório é amplo, confortável e climatizado. Possui equipamentos modernos e sofisticados de som, projeção, microfones, púlpito e palco com acessibilidade.
AMBULATÓRIO
O ambulatório escola é uma instalação que oferece serviços de saúde para a comunidade local. É um ambiente onde a saúde e a educação se encontram para fornecer atendimento médico e promover a saúde.
O principal objetivo do ambulatório escola é fornecer cuidados de saúde acessíveis e convenientes para os membros da comunidade. Essas instalações são equipadas com profissionais de saúde qualificados que oferecem uma ampla gama de serviços de saúde preventivos, curativos e de promoção da saúde.
SALA DE PEQUENOS PROCEDIMENTOS
Espaço especialmente projetado para permitir que os estudantes de medicina adquiram experiência prática em intervenções cirúrgicas de menor porte. Essa sala é um componente importante do currículo médico, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e aprimorar seu conhecimento em cirurgia.
A sala para pequenos procedimentos cirúrgicos é equipada com tecnologia médica avançada e instrumentos cirúrgicos necessários para realizar uma variedade de intervenções menores. Ela é projetada para fornecer um ambiente seguro e estéril, seguindo os protocolos adequados de controle de infecções. A sala também conta com profissionais de saúde qualificados, como professores, médicos ou cirurgiões, que orientam os alunos durante os procedimentos, garantindo que todas as etapas sejam realizadas de forma correta e segura.
CONSULTÓRIOS
A unidade dispõe de 10 consultórios, cada um com um local de controle assim como os simuladores. Os consultórios dispõem de mesa, cadeira, dispenses com sabão e álcool gel, lavatório de mãos, ar condicionado, maca, saída de áudio e microfones. A faculdade conta com dez consultórios, onde serão realizadas aulas de Habilidades Médicas, tal como as avaliações de OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado).
COORDENAÇÃO DO CURSO
A recepção da coordenação do curso realiza o atendimento aos alunos e ao público geral passando informações detalhadas sobre o curso, além de auxiliar os coordenadores no atendimento e professores com o andamento das aulas práticas, além de organizar o calendário discente montando planos de ação e cronogramas para as atividades que serão realizadas durante o semestre letivo.
A coordenação do curso, realiza a organização de eventos acadêmicos como palestras e feiras de negócios para enriquecer o portfólio acadêmico dos alunos, realiza contatos com profissionais da área que possam se tornar futuros parceiros da instituição, além de realizar atividade de gerenciamento como: controle de frequência, verificação da qualidade das aulas, indicação de contratação docente, participar de processos decisórios do curso, gerenciamento de estágios.
SALAS DE AULA
As salas de aula são projetadas para acomodar até 80 pessoas de modo confortável, são amplas, climatizadas e possuem equipamento de projeção multimídia.
BIBLIOTECA
Pensando no conforto do nosso aluno, afinal será o espaço de maior procura, biblioteca apresenta em sua estrutura salas de estudos personalizadas com ambientes para estudo em grupo e individual, salão de leitura, sala de informática e um amplo espaço para alocar seu acervo bibliográfico, além dos terminais de consulta ao acervo local. Também foi projetado para oferecer maior conforto e comodidade a seus usuários.
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
Os laboratórios visam atender aos alunos no acesso à Internet e dar suporte na realização de trabalhos envolvendo estudos e utilização de softwares básicos e aplicativos. Além disso, visam proporcionar o desenvolvimento de métodos e técnicas que permitam a visualização e a compreensão dos processos e propriedades da ementa que leva à realização de práticas acadêmicas. O funcionamento dos laboratórios depende dos horários de aulas práticas, mas é acessível aos alunos que queiram repetir uma determinada experiência, tirar dúvidas, realizar algum trabalho acadêmico ou mesmo revisar algum ponto sobre uma aula.
FRALDÁRIO
O fraldário da IES é destinado a ser um espaço adequado para a troca de fraldas de bebês e crianças pequenas, com segurança, higiene e conforto. O fraldário possui uma bancada e mesa de troca acolchoada e um recipiente para descarte de fraldas usadas e um dispense de lenços umedecidos.
LABORATÓRIO
Os laboratórios da Afya Santa Inês dispõem de vários equipamentos e materiais, dentre os quais: peças anatômicas sintéticas, material cirúrgico, estufa de secagem e esterilização, contador de colônia, centrífuga para tubos, banho maria, deionizador, agitador de tubos, coagulograma, placa aquecedora, espectrofotômetro, freezer, geladeira, microscópio binocular, pHametro, ELISA, dentre outros. Possui também vidrarias como, erlenmeyer, béquer, provetas, entre outras, e materiais de uso contínuo, como seringas e agulhas, lâminas para microscopia, tubos de coleta sanguínea, reagentes químicos, reagentes colorimétricos para dosagens séricas, etc.
NED
O NED (núcleo de experiência discente) tem por objetivo desenvolver atividades voltadas a promoção da saúde integral do estudante mediante abordagem de questões pedagógicas e psicossociais que os afetam individual ou coletivamente por ações diretas como:·
Orientação psicopedagógica aos acadêmicos com dificuldades de aprendizagem e problemas de relacionamento no ambiente acadêmico;·
Acompanhamento pedagógico para alunos com baixo desempenho;·
Orientação pedagógica;·
Promoção à saúde e ao acesso a atividade socioculturais e esportivas;·
Acolhimento, atendimento e orientação aos alunos, em questões acadêmicas e pessoais.
SIMULADORES
As salas de simulação realística dispõem de simuladores com a mais elevada tecnologia para atender a demanda de treinamento e aulas de nossos alunos. A simulação realista (SR) faz parte de uma nova possibilidade de ensino, que engloba não apenas as habilidades técnicas, mas o gerenciamento de crises, a liderança, o trabalho em equipe e o raciocínio clínico. O termo simulação está empregado em diversas possibilidades de ensino-aprendizagem aos profissionais de saúde. As terminologias entre habilidades técnicas específicas ou part task trainer, uso de pacientes estandarizados e/ou padronizados, realidade virtual e simulação de alta fidelidade se misturam, porém todos eles contemplam diversas áreas de estudos na medicina, como emergências cardiológicas, trauma, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cuidados intensivos, anestesia, habilidades atitudinais para a relação médico-paciente, dentre outras.
Com isso, pode-se utilizar na SR manequins, simuladores e atores, em instalações que proporcionam um ambiente simulado de atendimento médico com o objetivo garantir a segurança no processo de capacitação na assistência ao paciente, bem como no aperfeiçoamento das habilidades, competências e atitudes dos discentes.
Afinal, sabe-se que, a simulação é um método ou técnica para produzir uma experiência sem passar precocemente pelo o evento real. O objetivo final é envolver os alunos para vivenciar o cenário simulado seguido por um feedback e uma análise eficaz. Portanto, a simulação mostra-se útil para complementar o treinamento em situações clínicas reais, pois permite o controle sobre a sequência de tarefas oferecidas aos alunos, além de oferecer suporte e orientação, bem como evitar situações perigosas vivenciadas na realidade. Dessa forma, a simulação torna-se um método eficaz na educação médica. Assim, os Laboratórios de Habilidades Médicas e Simulação Realística da referida IES, tem como objetivo fornecer ferramentas para a criação de cenários apropriados para a formação segura e interativa de futuros profissionais, simulando situações com diversos graus de complexidade e esferas que envolvem o cuidado em saúde.
OUVIDORIA
A Ouvidoria representa um órgão de promoção e defesa dos direitos de docentes, técnico-administrativo, comunidade externa, e discentes do curso em suas relações com a Faculdade Afya Santa Inês em suas diferentes instancias administrativas e acadêmicas, assim como na prestação de serviços. A ouvidoria tem como atribuições: ouvir reclamações, críticas, elogios, e quaisquer outras manifestações dos membros da comunidade institucional e da sociedade em referência à atuação de qualquer pessoa ou órgão da IES.
Missão, visao, valores
Nossa Missão
A Afya Santa Inês têm por missão institucional propiciar o ensino, a iniciação à pesquisa e a extensão com qualidade, por meio de uma sólida formação humanística, ética, interdisciplinar e prática, formando indivíduos comprometidos com o desenvolvimento econômico, político, social e cultural da sociedade em que estão inseridos.
Nossa Visão
Constituir-se em núcleo educacional, tecnológico, científico, artístico e cultural capaz de ser uma referência para a construção de práticas inovadoras e voltadas à excelência do fazer universitário e ao processo de desenvolvimento em suas diversas instâncias e formas de manifestações.
Nossos Valores
Os valores são o conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades institucionais. São padrões de conduta da Instituição que influenciam no comportamento geral dos seus profissionais.
Valores
Regimento Intitucional
Programa mais médicos
texto