Núcleos e comissões
O Núcleo de Experiência Discente (NED) é o espaço de atendimento às necessidades cotidianas dos discentes.
Tem como membro Amanda Guimarães, coordenadora e psicóloga, responsável por acolher, orientar e conduzir os alunos do curso de medicina da Afya Santa Inês, em questões acadêmicas e pessoais, prestando atendimento humanizado, assegurando a equidade de condições para o exercício da vida acadêmica.
O NED tem como objetivo geral constituir-se em um espaço de escuta, reflexão e ações sobre as condições social, emocional e pedagógica do discente, compreendendo a dinâmica de seu processo de ensino aprendizagem, especialmente seu papel como protagonista da jornada de formação acadêmica. Além de traçar estratégias em grupos, incentivo ao esporte e promoção de eventos educativos.
Os atendimentos são realizados por demanda espontânea em horários agendados através do e-mail, WhatsApp ou encaminhamento.
Coordenadora: Amanda Guimarães
Formada pela Universidade CEUMA
Psicóloga Educacional e Hospitalar.
Serviços
ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO
Trata-se de um serviço de atendimento aos alunos que necessitam de um espaço de acolhimento imediato para o seu sofrimento. A escuta e a reflexão crítica fundamentam esta prática, que se apoia no sigilo absoluto. Seu objetivo maior é ampliar as ferramentas emocionais e a capacidade de resiliência do aluno no modo de lidar com as demandas vivenciadas no seu processo de formação acadêmica.
APOIO PSICOPEDAGÓGICO
O serviço psicopedagógico na instituição apresenta-se voltado para o grupo de alunos que apresentam dificuldades. O seu objetivo é reintegrar e readaptar o aluno à situação de sala de aula, possibilitando o respeito às necessidades e ritmos. Tendo como meta desenvolver as funções cognitivas integradas ao afetivo, desbloqueando e canalizando o aluno gradualmente para a aprendizagem de conceitos, trabalha também com questões pertinentes às relações vinculares professor-aluno, integrando o afetivo e o cognitivo, através da aprendizagem dos conceitos e as diferentes áreas do conhecimento. Possui projetos de extensão para os alunos com o objetivo de trabalhar as questões de adaptações acadêmicas. O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos discentes, considerando suas necessidades específicas.
Regulamento e Editais
NAPED
O que é o NAPED?
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente – NAPED, é um órgão de apoio didático-pedagógico, vinculado à Coordenação Acadêmica da ITPAC SANTA INÊS. Constitui-se como órgão de análise, orientação, apoio do processo educacional da Instituição.
Objetivos:
- Promover a adequação do processo educacional, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais;
- Promover estudos e pesquisas pedagógicas relevantes ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem;
- Promover atividades de interesse dos professores;
- Propor e executar os Programas de Desenvolvimento Docente para a permanente qualificação dos professores;
- Sugerir procedimentos com vistas à otimização do processo de ensino e aprendizagem;
- Apoiar os professores, de forma coletiva ou individualizada, nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades docentes; e
- Exercer outras atribuições no âmbito de suas competências que lhe forem conferidas pela Coordenação Acadêmica (para maiores informações ver regulamento).
Coordenadora: Roberta Gondim
Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão na área de controle de qualidade de fitoterápicos e avaliação de atividade giardicida de Produtos Naturais, respectivamente. Coordenadora do NAPED e Docente do Curso de Medicina da Faculdade ITPAC SANTA INÊS. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Colaborador-escritora no web site Diário de Biologia. Revisora do Brazilian Journal of Biology.