Santa Inês - MA
Bragança - PAGaranhuns - PEIpatinga - MGItabuna - BAItacoatiara - AMJaboatão - PEManacapuru - AMPalmas - TOParaíba - PBAbaetetuba - PA
Institucional
Conheça a Afya Santa Inês
Comitê de ética e pesquisa
Ambulatório Acadêmico
COPPEXII
CPA
ENADE
Núcleos e comissões
Secretaria
Ouvidoria
Alunos
Biblioteca
Calendário Institucional
Internato
Contato
Graduação
Medicina
EAD
Processos Seletivos
Processo Seletivo
Editais
Inscrições
Resultados
Programa de Preceptores
Notícias
Notícias
Eventos
Blog
INSCREVA-SE
MedicinaEAD

Medicina

Inscreva-se no curso de medicina
Menu
Sobre o cursoPlanos de cursoMatriz curricular
Sobre o cursoPlanos de cursoMatriz curricularCorpo docenteFaça MedicinaContato

‍

‍

Conheça o curso

Modalidade: Presencial

Duração: 12 Períodos

Localização: BR-316, 346 - Vila Olímpica, Santa Inês - MA, 65304-770

Autorização: Portaria de credenciamento MEC Nº 776 de 28 de setembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 30/09/2020.

Portaria de Autorização MEC: Nº 280 de 30 de setembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 02/10/2020

‍

O curso de Medicina é baseado nas mais modernas tendências em Educação Médica, promovendo autonomia, aprendizagem de adultos e uma abordagem crítica-reflexiva. O estudante é o protagonista da aprendizagem, enquanto o professor atua como mediador. Utilizamos métodos ativos de ensino, preferencialmente em pequenos grupos, incentivando a motivação, a problematização e a interdisciplinaridade, com ênfase na vivência prática no sistema de saúde.

O objetivo principal do curso é formar médicos éticos e generalistas, com uma visão humanística e crítica, prontos para atuar na Rede de Atenção à Saúde, especialmente na Atenção Primária e em serviços de urgência e emergência. Além de desenvolver responsabilidade social e espírito científico, o curso prepara os alunos para atuar em gestão e educação em saúde.

Os cenários de prática incluem unidades básicas de saúde, Unidade de Pronto Atendimento e Hospital local, proporcionando experiências de cuidado e aprendizagem de alta qualidade.

O egresso será um médico com formação generalista, humanista e crítica, capacitado para atuar de forma resolutiva em diferentes níveis de atenção, com foco em promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. O curso também valoriza a responsabilidade socioambiental, a justiça e a dignidade humana.

A carga horária é dividida da seguinte forma:

  • 1º ao 8º período: 4.400 horas
  • Estágio Curricular (9º ao 12º período): 2.630 horas
  • Disciplinas Eletivas: 200 horas
  • TCC: 50 horas
  • Atividades Complementares: 210 horas

Totalizando 7.218 horas.

Processo Seletivo

O Afya Santa Inês utiliza as notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou Processo Vestibular para o ingresso dos alunos no curso de Medicina.

‍

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSODE MEDICINA

Acesse aqui

‍

Coordenador de curso

O coordenador de curso de Medicina é responsável por diversas funções essenciais. Ele deve coordenar e supervisionar as atividades dos Colegiados de Curso, elaborar e submeter o horário de aulas para aprovação e consolidar com a Diretoria Acadêmica. Além disso, é responsável por convocar e presidir reuniões dos Colegiados, orientar discentes sobre aspectos acadêmicos e pedagógicos durante matrícula e renovação, e divulgar as atividades e decisões do Colegiado.

Outras responsabilidades incluem orientar e acompanhar a vida acadêmica dos discentes, avaliar o desempenho dos docentes e manter articulação com as Coordenações de Pesquisa e Extensão. Todas essas funções devem ser desempenhadas conforme o Regimento Interno do Afya Santa Inês.

‍

‍

Coordenadores

Coordenadora Do Curso de Medicina:

CARLA LOPES TEIXERA GOMES

Coordenador Adjunto:

CARLOS ALBERTO ALVES DIAS FILHO

Coordenadora de Internato

ANREIA FONTENELE DE BRITO

‍

‍

‍

planos de curso

Planos de Ensino - I Período

1º Período

  • Sistemas Orgânicos Integrados I
  • Comunidades I
  • Habilidades e Atitudes Médicas I
  • Métodos de Estudo e Pesquisa I

Planos de Ensino - ii Período

2º Período

  • Sistemas Orgânicos Integrados II
  • Comunidades II
  • Habilidades e Atitudes Médicas II
  • Métodos de Estudo e Pesquisa II

Planos de Ensino - iii Período

3º Período

  • Sistemas Orgânicos Integrados III
  • Comunidades III
  • Habilidades e Atitudes Médicas III

Planos de Ensino - iv Período

4º Período

  • Sistemas Orgânicos Integrados IV
  • Comunidades IV
  • Habilidades e Atitudes Médicas IV

Planos de Ensino - v Período

5º Período

  • Sistemas Orgânicos Integrados V
  • Comunidades V
  • Habilidades e Atitudes Médicas V
  • Clínica Cirúrgica I

Planos de Ensino - vi Período

6º Período

  • Comunidades VI
  • Habilidades e Atitudes Médicas VI
  • Clínica Cirúrgica II
  • Clínica Integrada I

Planos de Ensino - vii Período

7º Período

  • Comunidades VII
  • Habilidades e Atitudes Médicas VII
  • Clínica Cirúrgica III
  • Clínica Integrada II

Planos de Ensino - viii Período

8º Período

  • Comunidades VIII
  • Habilidades e Atitudes Médicas VIII
  • Clínica Cirúrgica IV
  • Clínica Integrada III

Planos de Ensino - Internato

Internato

  • Estágio Curricular em Urgências e Emergências I
  • Estágio Curricular em Urgências e Emergências II
  • Estágio Curricular em Saúde Mental
  • Estágio Curricular em Atenção Primária em Saúde I
  • Estágio Curricular em Saúde Coletiva
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia I
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia II
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Pediatria I
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Pediatria II
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Médica I
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Médica II
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Cirúrgica I
  • Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Cirúrgica II

matriz curricular

ACESSE AQUI A MATRIZ CURRICULAR

Matriz curricular

Docentes
‍

A Multifacetada Função do Docente

A função de um docente vai além de ensinar conteúdo acadêmico. Os professores desempenham vários papéis cruciais para o desenvolvimento dos alunos e para a criação de um ambiente de aprendizado eficaz.

O principal papel do docente é ensinar e facilitar a aprendizagem, o que envolve preparar aulas e utilizar métodos pedagógicos que atendam às necessidades dos alunos. Além disso, os professores ajudam a desenvolver o pensamento crítico dos estudantes, desafiando-os a questionar e resolver problemas de forma criativa.

Avaliar e monitorar o progresso dos alunos é essencial. Isso inclui usar métodos de avaliação variados e oferecer feedback construtivo para orientar o aprendizado. Criar um ambiente de sala de aula seguro e inclusivo também é fundamental para motivar e respeitar todos os alunos.

Os docentes desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais, como empatia e trabalho em equipe. Adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos e colaborar com pais e outros educadores são também responsabilidades-chave.

Além disso, os professores devem continuar a se atualizar profissionalmente, participando de cursos e workshops para melhorar suas práticas. Promover a inclusão e a diversidade é crucial para garantir que todos os alunos sejam tratados com equidade.

Em resumo, a função do docente é ampla e vital, envolvendo o ensino, a avaliação, a criação de um ambiente positivo e o desenvolvimento contínuo tanto dos alunos quanto dos próprios professores.

‍

Corpo Docente

ADILA MARCELA LIMA NUNES

ALEXSANDRO GUIMARÃES REIS

ANA LUIZA FARIAS SERPA

ANDREA BORGES ARARUNA DE GALIZA

CARLOS ALBERTO ALVES DIAS FILHO

CINTIA DANIELE MACHADO DE MORAES

CLARISSA GALVÃO DA SILVA LOPES

CLEIBSON WLISSES SILVA OLIVEIRA

DANIEL BORGES MATOS MELO

EDER MAGALHÃES SILVA FIALHO

EDITH MONIELYCK MENDONÇA BATISTA

GABRIELA CIRQUEIRA DE SOUZA BARROS

GABRIEL SEBRA DE CARVALHO CUNHA SOUSA

GERARDO VASCONCELOS MESQUITA

GERSIANNY ILDENI LIMA

HERLANE FERREIRA DOS SANTOS

IZABEL SOUSA DOS SANTOS

JOAQUIM JOSÉ DA CUNHA JÚNIOR

JULIO CESAR AYRES FERREIRA FILHO

KARLA VALERIA OLIVEIRA LOPES

LAYANNE BARROS DO LAGO

LUIZ BEZERRA NETO

MARIANA BARRETO SERRA

MARCOS VINICIUS DE OLIVEIRA QUEIROGA

MARIA CHRISTINA MENDES DA FONSECA

MONIQUE NAYARA COELHO MUNIZ CARDOSO

NATHALEE LIBERAL XAVIER RIBEIRO

NILDERLAN OLIVEIRA LINO

PAMELA PAOLA CARNEIRO LOPES

PAULO ROBERTO OLIVEIRA HENRIQUE SANTANA

RANIELE CIMARA DA CONCEIÇÃO GOMES

RICARDO ANDRÉ DA SILVA SOUSA

SARAH EMANUELLE VIANA CAMPOS

TIAGO BEZERRA ALBANO

TIAGO MARQUES AVELAR

‍

Faça Medicina

Inscreva-se

Contato

Os campos com * são de preenchimento obrigatórios
‍

Ao preencher o formulário você concorda que suas informações sejam armazenadas e processadas. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Obrigado!
Em breve nossa equipe entrará em contato com você.
Oops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

Mais Acessados

Curso de MedicinaEducação a Distância (EAD)Pós-graduação MédicaNúcleos e ComissõesNotíciasTrabalhe ConoscoOutros Documentos

Políticas

Política de PrivacidadePolítica de CookiesPedido do Titular

Portais do Aluno

Área do AlunoAIA - Academia de Idioma AfyaPortal CanvasOuvidoriaFale com a Afya

Portais Colaborador

UCAPulsesServiceNowÁrea do ProfessorÁrea do RH
Clique aqui e consulte o cadastro da instituição
Afya Santa Inês • Todos os direitos reservados- 03.219.494/0003-50
‍
‍
2024 © AFYA FACULDADE DE CIÊNIAS MÉDICAS DE SANTA INÊS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.