Medicina
Conheça o curso
Modalidade: Presencial
Duração: 12 Períodos
Localização: BR-316, 346 - Vila Olímpica, Santa Inês - MA, 65304-770
Autorização: Portaria de credenciamento MEC Nº 776 de 28 de setembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 30/09/2020.
Portaria de Autorização MEC: Nº 280 de 30 de setembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 02/10/2020
O curso de Medicina é baseado nas mais modernas tendências em Educação Médica, promovendo autonomia, aprendizagem de adultos e uma abordagem crítica-reflexiva. O estudante é o protagonista da aprendizagem, enquanto o professor atua como mediador. Utilizamos métodos ativos de ensino, preferencialmente em pequenos grupos, incentivando a motivação, a problematização e a interdisciplinaridade, com ênfase na vivência prática no sistema de saúde.
O objetivo principal do curso é formar médicos éticos e generalistas, com uma visão humanística e crítica, prontos para atuar na Rede de Atenção à Saúde, especialmente na Atenção Primária e em serviços de urgência e emergência. Além de desenvolver responsabilidade social e espírito científico, o curso prepara os alunos para atuar em gestão e educação em saúde.
Os cenários de prática incluem unidades básicas de saúde, Unidade de Pronto Atendimento e Hospital local, proporcionando experiências de cuidado e aprendizagem de alta qualidade.
O egresso será um médico com formação generalista, humanista e crítica, capacitado para atuar de forma resolutiva em diferentes níveis de atenção, com foco em promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. O curso também valoriza a responsabilidade socioambiental, a justiça e a dignidade humana.
A carga horária é dividida da seguinte forma:
- 1º ao 8º período: 4.400 horas
- Estágio Curricular (9º ao 12º período): 2.630 horas
- Disciplinas Eletivas: 200 horas
- TCC: 50 horas
- Atividades Complementares: 210 horas
Totalizando 7.218 horas.
Processo Seletivo
O Afya Santa Inês utiliza as notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou Processo Vestibular para o ingresso dos alunos no curso de Medicina.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSODE MEDICINA
Acesse aqui
Coordenador de curso
O coordenador de curso de Medicina é responsável por diversas funções essenciais. Ele deve coordenar e supervisionar as atividades dos Colegiados de Curso, elaborar e submeter o horário de aulas para aprovação e consolidar com a Diretoria Acadêmica. Além disso, é responsável por convocar e presidir reuniões dos Colegiados, orientar discentes sobre aspectos acadêmicos e pedagógicos durante matrícula e renovação, e divulgar as atividades e decisões do Colegiado.
Outras responsabilidades incluem orientar e acompanhar a vida acadêmica dos discentes, avaliar o desempenho dos docentes e manter articulação com as Coordenações de Pesquisa e Extensão. Todas essas funções devem ser desempenhadas conforme o Regimento Interno do Afya Santa Inês.
Coordenadores
Coordenador Do Curso de Medicina:
MARCOS VINICIUS DE OLIVEIRA QUEIROGA
Coordenador Adjunto:
CARLOS ALBERTO ALVES DIAS FILHO
Coordenadora de Internato
planos de curso
Planos de Ensino - I Período
1º Período
- Sistemas Orgânicos Integrados I
- Comunidades I
- Habilidades e Atitudes Médicas I
- Métodos de Estudo e Pesquisa I
Planos de Ensino - ii Período
2º Período
- Sistemas Orgânicos Integrados II
- Comunidades II
- Habilidades e Atitudes Médicas II
- Métodos de Estudo e Pesquisa II
Planos de Ensino - iii Período
3º Período
- Sistemas Orgânicos Integrados III
- Comunidades III
- Habilidades e Atitudes Médicas III
Planos de Ensino - iv Período
4º Período
- Sistemas Orgânicos Integrados IV
- Comunidades IV
- Habilidades e Atitudes Médicas IV
Planos de Ensino - v Período
5º Período
- Sistemas Orgânicos Integrados V
- Comunidades V
- Habilidades e Atitudes Médicas V
- Clínica Cirúrgica I
Planos de Ensino - vi Período
6º Período
- Comunidades VI
- Habilidades e Atitudes Médicas VI
- Clínica Cirúrgica II
- Clínica Integrada I
Planos de Ensino - vii Período
7º Período
- Comunidades VII
- Habilidades e Atitudes Médicas VII
- Clínica Cirúrgica III
- Clínica Integrada II
Planos de Ensino - viii Período
8º Período
- Comunidades VIII
- Habilidades e Atitudes Médicas VIII
- Clínica Cirúrgica IV
- Clínica Integrada III
Planos de Ensino - Internato
Internato
- Estágio Curricular em Urgências e Emergências I
- Estágio Curricular em Urgências e Emergências II
- Estágio Curricular em Saúde Mental
- Estágio Curricular em Atenção Primária em Saúde I
- Estágio Curricular em Saúde Coletiva
- Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia I
- Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia II
- Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Pediatria I
- Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Pediatria II
- Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Médica I
- Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Médica II
- Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Cirúrgica I
- Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar em Clínica Cirúrgica II
matriz curricular
Docentes
A Multifacetada Função do Docente
A função de um docente vai além de ensinar conteúdo acadêmico. Os professores desempenham vários papéis cruciais para o desenvolvimento dos alunos e para a criação de um ambiente de aprendizado eficaz.
O principal papel do docente é ensinar e facilitar a aprendizagem, o que envolve preparar aulas e utilizar métodos pedagógicos que atendam às necessidades dos alunos. Além disso, os professores ajudam a desenvolver o pensamento crítico dos estudantes, desafiando-os a questionar e resolver problemas de forma criativa.
Avaliar e monitorar o progresso dos alunos é essencial. Isso inclui usar métodos de avaliação variados e oferecer feedback construtivo para orientar o aprendizado. Criar um ambiente de sala de aula seguro e inclusivo também é fundamental para motivar e respeitar todos os alunos.
Os docentes desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais, como empatia e trabalho em equipe. Adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos e colaborar com pais e outros educadores são também responsabilidades-chave.
Além disso, os professores devem continuar a se atualizar profissionalmente, participando de cursos e workshops para melhorar suas práticas. Promover a inclusão e a diversidade é crucial para garantir que todos os alunos sejam tratados com equidade.
Em resumo, a função do docente é ampla e vital, envolvendo o ensino, a avaliação, a criação de um ambiente positivo e o desenvolvimento contínuo tanto dos alunos quanto dos próprios professores.
Corpo Docente
ANDREA BORGES ARARUNA DE GALIZA
CARLOS ALBERTO ALVES DIAS FILHO
CINTIA DANIELE MACHADO DE MORAES
CLARISSA GALVÃO DA SILVA LOPES
CLEIBSON WLISSES SILVA OLIVEIRA
EDITH MONIELYCK MENDONÇA BATISTA
GABRIELA CIRQUEIRA DE SOUZA BARROS
GABRIEL SEBRA DE CARVALHO CUNHA SOUSA
JULIO CESAR AYRES FERREIRA FILHO
MARCOS VINICIUS DE OLIVEIRA QUEIROGA
MARIA CHRISTINA MENDES DA FONSECA
MONIQUE NAYARA COELHO MUNIZ CARDOSO
NATHALEE LIBERAL XAVIER RIBEIRO
PAULO ROBERTO OLIVEIRA HENRIQUE SANTANA
RANIELE CIMARA DA CONCEIÇÃO GOMES
Faça Medicina
Contato
Os campos com * são de preenchimento obrigatórios
Em breve nossa equipe entrará em contato com você.