COpPEXII
Coordenadoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão, Inovação e Internacionalização
Coordenadoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação Extensão, Inovação e Internacionalização com a sigla COPPEXII.
É um setor composto por várias células de atuação, direcionando suas atividades à excelência no ensino superior. Ao desenvolver atividades múltiplas e de forma dialogada, a COPPEXII se propõe ao desenvolvimento de atividades acadêmicas e sociais, envolvendo novas tecnologias e aprimorando os processos de produção científica. É um espaço de criação e (re)invenção, com um processo contínuo e permanente de aprendizagem. Por meio da pesquisa, os discentes terão acesso à construção do saber e às descobertas que serão transformadas em experiências, contribuindo com a evolução social, o que é viabilizado, ao seu turno, por ações extensionistas. As inovações são inseridas nesse contexto, com ferramentas que viabilizam resultados mais precisos e em consonâncias com o mundo das tecnologias. Os processos de internacionalização colocarão os discentes em contato com o mundo, conectando-os aos diversos conhecimentos produzidos e às variadas formas de expressão cultural. A Pós-graduação se caracteriza como atenção constante ao egresso, no sentido de ampliar as possibilidades de atuação profissional.
Para apresentação de projetos de Pesquisa, extensão, inovação, tecnologia, internacionalização, bem como projetos de ligas acadêmicas, o discente deverá observar regras contidas em editais publicados pelo setor.
Coordenadora
ANDREA BORGES ARARUNA DE GALIZA
Regulamento
pós-graduação
O curso de pós-graduação lato sensu em Educação, Bem-estar e Felicidade possui natureza transdisciplinar, surgindo a partir de uma demanda de discussão e debates de temas relativos à educação, às práticas docentes no ensino superior, ao bem-estar, à felicidade e à saúde mental dos atores de contexto, com ênfase nas novas metodologias ativas, bem como de novos desafios e perspectivas na educação de jovens e adultos. Diante disso, faz-se necessário a elaboração de uma estrutura curricular integrativa, que possa despertar no aluno-professor o pensamento científico para as questões relacionadas às áreas de pesquisa e ao desenvolvimento crítico discursivo que possam promover o diálogo com suas práticas no processo de ensino e aprendizagem, bem como ao seu bem-estar e ao desenvolvimento de sua carreira, de forma integrada aos seus projetos de felicidade.
Para isso, o aluno-professor, após obtenção do título de especialista, deverá estar capacitado a contribuir para os desenvolvimentos teórico e prático da docência, por intermédio de construções científicas de qualidade. Além disso, os conteúdos da estrutura curricular tornarão o aluno-professor apto para a elaboração de um plano de pesquisa que o consolidará com a apresentação do trabalho de conclusão do curso com resultados práticos e de importância na área educacional.
A perspectiva do curso de pós-graduação lato sensu em Educação, Bem-estar e Felicidade está alinhada à promoção do bem-estar de todos os sujeitos que estão envolvidos nos múltiplos processos da educação superior, considerando não apenas as metodologias de aula, mas colocando em evidência as questões relativas ao desenvolvimento pessoal e profissional, além da realização de projetos de felicidade.
OBJETIVOS
.A Pós-Graduação lato sensu em Educação, Bem-estar e Felicidade tem como objetivo fundamental o aprofundamento de pesquisadores e docentes atuantes no ensino superior, com foco especial nos professores dos cursos de graduação da Faculdade Afya. Este curso é projetado para acompanhar e integrar os recentes desenvolvimentos teóricos e práticos na construção cognitiva, oferecendo uma formação que alia teoria e prática de forma inovadora.
O curso visa, primeiramente, analisar e aplicar novas metodologias no ensino superior, com ênfase nas perspectivas ativas que promovem uma prática docente mais integradora. A proposta é desenvolver uma prática pedagógica que dialogue com diferentes áreas do saber dentro de uma abordagem transdisciplinar. Ao adotar esse enfoque, o curso busca fomentar um ambiente educacional onde as práticas docentes não apenas acompanhem as tendências e avanços recentes, mas também estejam profundamente conectadas com os conceitos e teorias emergentes.
Além disso, o curso incentiva o debate sobre habilidades comunicacionais, desenvolvimento de projetos de carreira e pessoais, e a realização de felicidade como aspectos essenciais do bem-estar dos indivíduos envolvidos no processo educacional. Este aspecto é crucial para assegurar que os docentes não apenas adquiram competências acadêmicas e profissionais, mas também sejam capazes de alcançar uma realização pessoal e profissional significativa.
Portanto, a Pós-Graduação lato sensu em Educação, Bem-estar e Felicidade propõe-se a proporcionar uma formação completa e atualizada para professores do ensino superior, integrando novos conhecimentos e práticas com o objetivo de promover um ambiente acadêmico mais enriquecedor e satisfatório para todos os participantes.
Objetivos Específicos
- Contribuir para o aprofundamento de temas da área das práticas docentes, a partir de conhecimentos sistematizados em bases filosófica, ética, epistemológica e metodológica;
- Possibilitar aos alunos-professores o desenvolvimento de suas potencialidades críticas e analíticas relativas à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- Favorecer o crescimento integral do aluno-professor com relação à aprendizagem pela construção de conhecimentos, competências e habilidades exigidos no ensino superior;
- Oferecer as condições para que os alunos-professores possam ser, continuamente, capacitados e/ou aperfeiçoados para a pesquisa, o exercício profissional e desempenho social, após a conclusão de seu curso;
- Proporcionar formas e meios capazes de despertar o interesse dos alunos-professores pelo aprofundamento de estudos superiores e a conscientizá-los da importância da educação continuada como instrumento de atualização e acompanhamento da evolução científica e tecnológica da sociedade, bem como de seu desenvolvimento socioeconômico e cultural;
- Viabilizar acesso aos conhecimentos relativos à psicologia positiva, ao bem-estar e à felicidade dos sujeitos que atuam no ensino superior, com ênfase nas questões relativas a planos pessoais e de carreira, bem como no que se refere à realização de projetos de vida.
pesquisa
A Pesquisa Científica é a aplicação prática de uma série de processos metodológicos de investigação utilizados por pesquisadores para o desenvolvimento de seu estudo obedecendo a requisitos éticos de cunho cientifico, despertado pelo conhecimento de dado problema o qual vos leva a necessidade de uma resposta com base cientifica. Para realização de uma pesquisa, é necessário avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social e com proposta inovadoras de ações. Para a comunidade acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia bem como para o desenvolvimento social, econômico social e da saúde da população. Sendo a pesquisa de grande importância para construção do intelectual do corpo docente e discente da instituição.
EXTENSÃO
A Extensão Acadêmica é uma atividade acadêmica envolvendo atividades que abordem e desenvolvam ações educativa, cultural, científico e político promovendo a interação e aproximação entre a universidade e outros setores da sociedade e comunidade assistida dentro da cidade de Santa Inês. A execução e participação em Eventos, cursos e projetos de extensão são ações processuais contínuas de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado baseado nos projetos elaborados para tal execução. Os projetos de extensão são um conjunto ações, integrado de execução de atividades de ensino e extinção podendo progredir para pesquisa. Com necessidade de ter uma abrangência institucional com integração no território e/ou grupos populacionais baseado em indicadores de saúde e vulnerabilidades , clareza de diretrizes e orientação para um objetivo de proliferação de saúde a população. É executado em médio ou longo prazo.
MONITORIA
As Ligas Acadêmicas (LA) são entidades estudantis autônomas e sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade da instituição de ensino que a abriga, que visa complementar a formação acadêmica em uma área específica, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. A COPPEXII normatiza as atividades das LA dos cursos de graduação de medicina, de acordo com as instruções contidas no regimentos das ligas desta instituição.
INOVAÇÃO
A inovação é mais do que uma palavra da moda; é uma força transformadora que impulsiona o progresso em diversas esferas. No coração da Faculdade Afya Santa Inês, essa força é canalizada para criar um ambiente vibrante e dinâmico, onde a inovação não é apenas um conceito, mas uma prática diária.
Nossa abordagem inovadora visa, primeiramente, estimular o aperfeiçoamento constante. Trabalhamos para aprimorar processos, produtos e tecnologias, garantindo que cada passo adiante seja um avanço significativo. Mas não paramos por aí. Buscamos ativamente colaborar com ambientes que promovem a inovação, formando parcerias estratégicas que abrem portas para novos empreendimentos e soluções criativas.
O incentivo ao empreendedorismo é um dos pilares de nossa missão. Na Faculdade Afya Santa Inês, acreditamos no poder das ideias transformadoras e na capacidade dos nossos alunos e pesquisadores de fazerem a diferença. Por isso, promovemos a iniciação tecnológica, oferecendo a acadêmicos de graduação e pós-graduação as ferramentas e o suporte necessários para que suas ideias ganhem vida.
A interpretação e a produção de novos conhecimentos são igualmente fundamentais para nós. Estamos comprometidos com a geração de conhecimento de qualidade, que não apenas enriquece o campo acadêmico, mas também contribui para o avanço da sociedade como um todo.
Reconhecemos também a importância do aperfeiçoamento contínuo dos nossos docentes. Acreditamos que um ensino de qualidade começa com professores bem capacitados e atualizados, por isso investimos no seu desenvolvimento profissional, o que se reflete diretamente na excelência do ensino que oferecemos.
Por fim, nossa missão não estaria completa sem a transmissão dos resultados das nossas atividades para a sociedade. A inovação não deve ficar confinada às paredes da instituição; deve se espalhar, impactando e beneficiando a comunidade de forma ampla.
Na Faculdade Afya Santa Inês, a inovação é a força que nos move, que nos desafia a ir além e que nos permite fazer uma diferença real no mundo. Cada dia é uma oportunidade para aprimorar, criar e compartilhar, e estamos comprometidos com essa jornada transformadora.
internacionalização
A internacionalização e mobilidade da Faculdade Afya Santa Inês são essenciais para preparar nossos alunos para o mercado global. Promovemos uma formação que integra perspectivas internacionais e fortalece nossa presença no cenário mundial. Ao conectar a comunidade local com nossa instituição, ampliamos nosso impacto e criamos oportunidades de colaboração que beneficiam a todos.
Objetivos
A Política de Internacionalização e Mobilidade da Faculdade Afya Santa Inês visa fomentar a internacionalização na comunidade acadêmica, promovendo uma formação profissional com foco global. O objetivo é aproximar a sociedade local e fortalecer a presença da instituição no cenário mundial.
Objetivos Específicos
I - Gerar oportunidades de mobilidade de professores e alunos de graduação e pós-graduação, garantindo a provisão de ensino com padrão de excelência internacional;
II - Aproximar o conhecimento global à realidade local.
III - Oportunizar a aprendizagem da língua inglesa dentro da própria IES por meio de parcerias com instituições que ofertam cursos livres;
IV - Aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação no contexto da inovação por meio do estabelecimento de parcerias e redes internacionais;
V- Consolidar acordos de cooperação com setores da sociedade em nível internacional, colaborando com temas globais tais como promoção da saúde, produção agrícola, eficiência energética, preservação do meio ambiente, inclusão de pessoas com deficiências etc.;
VI - Estabelecer e/ou aprimorar infraestrutura para sustentabilidade do processo de internacionalização, incluindo formulação de procedimentos e fluxos operacionais para planejamento, execução, comunicação, divulgação e monitoramento.
Editais e resultados
Editais e Resultados 2022
RESULTADO DO EDITAL DE MONITORIA 2022.1
RESULTADOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA SUBMETIDOS AO EDITAL 02/2022
EDITAL COPPEXII – EXTENSÃO E PESQUISA 2022/ N°02
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA 2022.2
RESULTADO EDITAL DE MONITORIA 2022.2
Editais e Resultados 2023
EDITAL PROGRAMA NACIONAL EXTENSÃO
RESULTADO FINAL DA MONITORIA 2023.2
RESULTADO 1º ETAPA AFYA HONORS
EDITAL CREDENCIAMENTO DE LIGAS ACADÊMICAS
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL AFYA 2024/1
Editais e Resultados 2024
ERRATA – EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL COPPEXII – MONITORIA