COPEXII
Coordenadoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão, Inovação e Internacionalização
Coordenadoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação Extensão, Inovação e Internacionalização com a sigla COPPEXII.
É um setor composto por várias células de atuação, direcionando suas atividades à excelência no ensino superior. Ao desenvolver atividades múltiplas e de forma dialogada, a COPPEXII se propõe ao desenvolvimento de atividades acadêmicas e sociais, envolvendo novas tecnologias e aprimorando os processos de produção científica. É um espaço de criação e (re)invenção, com um processo contínuo e permanente de aprendizagem. Por meio da pesquisa, os discentes terão acesso à construção do saber e às descobertas que serão transformadas em experiências, contribuindo com a evolução social, o que é viabilizado, ao seu turno, por ações extensionistas. As inovações são inseridas nesse contexto, com ferramentas que viabilizam resultados mais precisos e em consonâncias com o mundo das tecnologias. Os processos de internacionalização colocarão os discentes em contato com o mundo, conectando-os aos diversos conhecimentos produzidos e às variadas formas de expressão cultural. A Pós-graduação se caracteriza como atenção constante ao egresso, no sentido de ampliar as possibilidades de atuação profissional.
Para apresentação de projetos de Pesquisa, extensão, inovação, tecnologia, internacionalização, bem como projetos de ligas acadêmicas, o discente deverá observar regras contidas em editais publicados pelo setor.
Coordenador da COPPEXII
Prof. Dr. Aécio Assunção Braga
Graduado em farmácia-bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em Biologia Molecular pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, sendo orientado pelo Prof. Tit. Mario Hiroyuki Hirata. Atuei como professor nas instituições UNICEUMA e FACIMP, nos cursos de farmácia, biomedicina, medicina, enfermagem, odontologia, nutrição e fisioterapia. Atualmente, estou como docente da instituição ITPAC - AFYA no curso de medicina.
pós-graduação
O curso de pós-graduação lato sensu em Educação, Bem-estar e Felicidade possui natureza transdisciplinar, surgindo a partir de uma demanda de discussão e debates de temas relativos à educação, às práticas docentes no ensino superior, ao bem-estar, à felicidade e à saúde mental dos atores de contexto, com ênfase nas novas metodologias ativas, bem como de novos desafios e perspectivas na educação de jovens e adultos. Diante disso, faz-se necessário a elaboração de uma estrutura curricular integrativa, que possa despertar no aluno-professor o pensamento científico para as questões relacionadas às áreas de pesquisa e ao desenvolvimento crítico discursivo que possam promover o diálogo com suas práticas no processo de ensino e aprendizagem, bem como ao seu bem-estar e ao desenvolvimento de sua carreira, de forma integrada aos seus projetos de felicidade.
Para isso, o aluno-professor, após obtenção do título de especialista, deverá estar capacitado a contribuir para os desenvolvimentos teórico e prático da docência, por intermédio de construções científicas de qualidade. Além disso, os conteúdos da estrutura curricular tornarão o aluno-professor apto para a elaboração de um plano de pesquisa que o consolidará com a apresentação do trabalho de conclusão do curso com resultados práticos e de importância na área educacional.
A perspectiva do curso de pós-graduação lato sensu em Educação, Bem-estar e Felicidade está alinhada à promoção do bem-estar de todos os sujeitos que estão envolvidos nos múltiplos processos da educação superior, considerando não apenas as metodologias de aula, mas colocando em evidência as questões relativas ao desenvolvimento pessoal e profissional, além da realização de projetos de felicidade.
OBJETIVOS
A Pós-Graduação lato sensu em Educação, Bem-estar e Felicidade possui como objetivo fundamental proporcionar o aprofundamento de pesquisadores e docente atuantes no ensino superior, especificamente, professores dos cursos de graduação da Faculdade ITPAC Santa Inês, considerando os recentes desenvolvimentos teóricos e práticos da construção cognitiva. Nesse sentido, pretende-se, a partir da análise de novas metodologias aplicadas ao ensino superior, com ênfase nas perspectivas ativas, construir uma prática docente integradora, demonstrando o diálogo das diversas áreas do saber com conceitos inseridos numa perspectiva transdisciplinar, promovendo, ainda, o debate acerca de habilidades comunicacionais, projetos de carreira e pessoal, e a realização de felicidade, como face do bem-estar daqueles sujeitos.
Objetivos Específicos
- Contribuir para o aprofundamento de temas da área das práticas docentes, a partir de conhecimentos sistematizados em bases filosófica, ética, epistemológica e metodológica;
- Possibilitar aos alunos-professores o desenvolvimento de suas potencialidades críticas e analíticas relativas à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- Favorecer o crescimento integral do aluno-professor com relação à aprendizagem pela construção de conhecimentos, competências e habilidades exigidos no ensino superior;
- Oferecer as condições para que os alunos-professores possam ser, continuamente, capacitados e/ou aperfeiçoados para a pesquisa, o exercício profissional e desempenho social, após a conclusão de seu curso;
- Proporcionar formas e meios capazes de despertar o interesse dos alunos-professores pelo aprofundamento de estudos superiores e a conscientizá-los da importância da educação continuada como instrumento de atualização e acompanhamento da evolução científica e tecnológica da sociedade, bem como de seu desenvolvimento socioeconômico e cultural;
- Viabilizar acesso aos conhecimentos relativos à psicologia positiva, ao bem-estar e à felicidade dos sujeitos que atuam no ensino superior, com ênfase nas questões relativas a planos pessoais e de carreira, bem como no que se refere à realização de projetos de vida.
pesquisa
A Pesquisa Científica é a aplicação prática de uma série de processos metodológicos de investigação utilizados por pesquisadores para o desenvolvimento de seu estudo obedecendo a requisitos éticos de cunho cientifico, despertado pelo conhecimento de dado problema o qual vos leva a necessidade de uma resposta com base cientifica. Para realização de uma pesquisa, é necessário avaliar se o problema apresenta interesse para a comunidade científica e se constitui um trabalho que irá produzir resultados novos e relevantes para o interesse social e com proposta inovadoras de ações. Para a comunidade acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia bem como para o desenvolvimento social, econômico social e da saúde da população. Sendo a pesquisa de grande importância para construção do intelectual do corpo docente e discente da instituição.
EXTENSÃO
A Extensão Acadêmica é uma atividade acadêmica envolvendo atividades que abordem e desenvolvam ações educativa, cultural, científico e político promovendo a interação e aproximação entre a universidade e outros setores da sociedade e comunidade assistida dentro da cidade de Santa Inês. A execução e participação em Eventos, cursos e projetos de extensão são ações processuais contínuas de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado baseado nos projetos elaborados para tal execução. Os projetos de extensão são um conjunto ações, integrado de execução de atividades de ensino e extinção podendo progredir para pesquisa. Com necessidade de ter uma abrangência institucional com integração no território e/ou grupos populacionais baseado em indicadores de saúde e vulnerabilidades , clareza de diretrizes e orientação para um objetivo de proliferação de saúde a população. É executado em médio ou longo prazo.
MONITORIA
As Ligas Acadêmicas (LA) são entidades estudantis autônomas e sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade da instituição de ensino que a abriga, que visa complementar a formação acadêmica em uma área específica, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. A COPPEXII normatiza as atividades das LA dos cursos de graduação de medicina, de acordo com as instruções contidas no regimentos das ligas desta instituição.
INOVAÇÃO
Entende-se por inovação toda ação diferenciada, exitosa ou recente, identificada especialmente quando envolve recursos tecnológicos ou se refere a alguma prática que comprovadamente apresenta êxito.
As atividades de inovação da Faculdade Afya Santa Inês têm por objetivo: estimular o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de processos, produtos e tecnologias; atuar em sinergia com ambientes promotores de inovação, assim como desenvolver mecanismos de geração de empreendimentos; incentivar o empreendedorismo; fomentar a iniciação tecnológica de acadêmicos de graduação e pós-graduação das unidades de ensino; promover a interpretação e a produção de conhecimentos; contribuir para o aperfeiçoamento docente; fortalecer a qualidade do ensino ofertado; promover a transmissão dos resultados das atividades de inovação tecnológica para a sociedade.
internacionalização
A Internacionalização e Mobilidade da Faculdade Afya Santa Inês fomentar a internacionalização na comunidade acadêmica da Faculdade, promovendo uma formação profissional voltada à articulação e atuação global, aproximando a sociedade local e fortalecendo a imagem e inserção institucional no cenário mundial.
Objetivos
A Política de Internacionalização e Mobilidade da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna fomentar a internacionalização na comunidade acadêmica da Faculdade Afya Santa Inês, promovendo uma formação profissional voltada à articulação e atuação global, aproximando a sociedade local e fortalecendo a imagem e inserção institucional no cenário mundial.
Objetivos Específicos
I - Gerar oportunidades de mobilidade de professores e alunos de graduação e pós-graduação, garantindo a provisão de ensino com padrão de excelência internacional;
II - Aproximar o conhecimento global à realidade local.
III - Oportunizar a aprendizagem da língua inglesa dentro da própria IES por meio de parcerias com instituições que ofertam cursos livres;
IV - Aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação no contexto da inovação por meio do estabelecimento de parcerias e redes internacionais;
V- Consolidar acordos de cooperação com setores da sociedade em nível internacional, colaborando com temas globais tais como promoção da saúde, produção agrícola, eficiência energética, preservação do meio ambiente, inclusão de pessoas com deficiências etc.;
VI - Estabelecer e/ou aprimorar infraestrutura para sustentabilidade do processo de internacionalização, incluindo formulação de procedimentos e fluxos operacionais para planejamento, execução, comunicação, divulgação e monitoramento.
Editais e resultados
Editais e Resultados 2022
RESULTADO DO EDITAL DE MONITORIA 2022.1
RESULTADOS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA SUBMETIDOS AO EDITAL 02/2022
EDITAL COPEX – EXTENSÃO E PESQUISA 2022/ N°02
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA 2022.2
RESULTADO EDITAL DE MONITORIA 2022.2
Editais e Resultados 2023
EDITAL PROGRAMA NACIONAL EXTENSÃO
RESULTADO FINAL DA MONITORIA 2023.2
RESULTADO 1º ETAPA AFYA HONORS
EDITAL CREDENCIAMENTO DE LIGAS ACADÊMICAS
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL AFYA 2024/1
Editais e Resultados 2024
ERRATA – EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL COPPEXII – MONITORIA